+55 71 98880 2781

10 cidades para celebrar o Orgulho Gay pelo mundo


O Dia Internacional do Orgulho LGBT foi celebrado nesta terça-feira, dia 28, no mundo todo como símbolo de luta, liberdade e diversidade.

A data faz alusão ao episódio que ficou conhecido como Stonewall Inn, nome de um bar frequentado por grupos da comunidade lésbica, gay, bissexual, transexual e travesti (LGBT) de Nova York e que na noite de 28 de junho de 1969 teve seus frequentadores presos pela polícia, levando a vários dias de protestos pela cidade norte-americana.

Para lembrar a data, muitas cidades organizam desfiles com festas, música e cores. Mas existem lugares que se consagraram como verdadeiras capitais da diversidade e levam um número enorme de pessoas às ruas.

O pessoal do site Trivago fez uma seleção de 10 comemorações do Orgulho Gay que você não deveria perder. Confira abaixo:

São Paulo (Brasil)

São Paulo está no foco da comunidade LGBT na América Latina e a parada do Orgulho Gay na cidade é provavelmente a mais importante do planeta. Para ter uma ideia, em 2006, mais de 2,5 milhões de pessoas estiveram no evento, o que contribuiu para que o acontecimento se tornasse o mais popular de toda a história. A edição deste ano, a 20ª, aconteceu no dia 29 de maio.

San Francisco (EUA)

Uma das celebrações do Orgulho Gay mais conhecidas do planeta acontece na cidade considerada a capital gay dos Estados Unidos, São Francisco. O bairro Castro é onde o núcleo da comunidade LGBT está reunido e lá há lojas, bares, discotecas e restaurantes dedicados a este público. A parada gay  acontece no último domingo de junho e é organizada por diferentes grupos, dando espaço a cada representação da comunidade LGBT para apresentar suas reivindicações e mostrar as lutas particulares de todos os participantes. As Dykes on Bikes, lésbicas de moto, são um dos símbolos do movimento.

Madri (Espanha)

Em Madri, o bairro Chueca concentra a celebração na capital espanhola. Durante uma semana, acontecem shows ao ar livre, atividades esportivas e culturais pela cidade. Além disso, restaurantes e bares da área aderem à festa e fazem ofertas especiais para os visitantes aproveitarem a passagem pelo bairro. O sábado é o grande dia do evento, quando a parada percorre as principais ruas da cidade. O desfile em Madri foi consagrado como um dos eventos anuais mais importantes da Europa e, em 2007, levou 2,3 milhões de pessoas às ruas. Como se não bastasse, a cidade será sede do WorldPride em 2017. Só marcar no calendário!

Berlim (Alemanha)

A capital alemã é referência mundial em liberdade, tolerância e vida noturna e merece um lugar na lista de melhores paradas gays do mundo. A região de Schöneberg é o principal espaço da comunidade gay e onde é possível encontrar bares, restaurantes e discotecas dedicadas ao público LGBT. A parada gay, ou Christopher Street Day (CSD), é considerada uma das mais importantes da Europa e acontece durante a última semana do mês de junho. Muitas outras atividades acontecem na cidade durante o período, como exposições e festivais de cinema. Uma ótima oportunidade para visitar Berlim.

Barcelona (Espanha)

A Espanha coloca mais um destino na cena LGBT mundial com a cidade catalã, Barcelona. A parada por lá também acontece no final de junho e tem a Avenida Reina María Cristina como palco principal do evento. A celebração na tarde de sábado percorre a Avenida del Paralelo e encerra na María Cristina, onde a festa continua. No bairro del Eixample, onde as ruas Balmes, Aragón, Conde de Urgel e Gran Vía de las Cortes se encontram, existem muitos pubs e discotecas especiais para o público LGBT.

Amsterdã (Holanda)

A capital da Holanda foi a pioneira na Europa a oferecer locais destinados ao público LGBT, na rua Reguliersdwarsstraat. Amstel e Kerkstraat também fazem parte do roteiro, com pubs e diversas casas noturnas. As celebrações do Orgulho Gay acontecem entre os meses de julho e agosto, com manifestações e festas nas principais discotecas da cidade. O primeiro sábado de agosto é o dia da grande parada, quando todo mundo vai às ruas, crianças e adultos, para festejar com muita música e ver os barcos enfeitados especialmente para o evento.

Paris (França)

Paris também desempenha um papel importante na luta pela afirmação da liberdade. O desfile do Orgulho Gay, na cidade, acontece no final de junho e tem como ponto inicial a Praça da Bastilha, símbolo da Revolução Francesa, e finaliza na Praça da República, onde acontece um show comemorativo. A festa continua no bairro Le Marais, conhecido pelas casas destinadas ao público gay.

Londres (Inglaterra)

As celebrações do Orgulho Gay em Londres trazem diversas atividades que acontecem no mês de junho. Festivais de música, concurso de talentos e jogos estão na programação. A parada acontece no sábado e passa por pontos conhecidos da cidade, como Oxford Street, Picadilly Circus o Trafalgar Square. Um dos cenários principais da festa é o famoso centro da comunidade LGBT, o bairro Soho, onde existem diversas lojas, pubs e casas noturnas.

Sydney (Austrália)

Os eventos do festival Mardi Gras em Sydney, que são as comemorações do Orgulho Gay na cidade, incluem rodas de discussão, competições esportivas, exibição de arte, teatro e muitas performances e shows. As celebrações acontecem durante o mês de março e tem o desfile, que passa pelas ruas Oxford Street e Flinders Street, como ponto alto. A rua Oxford tem uma importância especial para o movimento LGBT na cidade. Foi ali que, em 1960, começaram as primeiras expressões do cenário Gay na cidade, que não parou de crescer desde então.

Dublin (Irlanda)

Em maio de 2015, a Irlanda aprovou o casamento gay em um referendo e elevou o país a um dos principais centros da comunidade LGBT europeia. Dublin, diferente das outras cidades da lista, não tem um bairro especial onde a cena LGBT é mais expressiva na cidade, mas um monte de locais espalhados por toda a cidade. A parada acontece no final de junho, mas durante o mês inteiro, existe uma programação especial com diversas atividades para promover a liberdade e o Orgulho LGBT.

Fonte: Viagem Livre


Curte aí nossa fanpage!
E tenha acesso a todo o conteúdo do Viajay!